sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pobre nasceu pra se fuder? Não.

Post
A poucos dias atras, fazendo uma breve reflexão sobre o assunto, cheguei a uma conclusão, contrária a da maioria das pessoas. Conclusão tal que sintetiza a situação da classe media brasileira. Muitos dizem, quando da incapacidade de apropriação das oportunidades, que as pessoas advindas de classes económicas mais baixas nasceram para não dar certo na vida. Ou no palavriado utlizado de forma mais comum, "pobre nasceu para se fuder". Porém, tenho a ousadia de dizer que na verdade a classe media esta fadada a este destino. Entendamos porque. No Brasil, por razões históricas, impera uma profunda desigualdade social. Para manter uma opulenta elite, que durante anos fez inveja a sua congénere dos países desenvolvidos, existe uma base social, constituidas por aqules menos abastados que devem trabalhar, e trabalhar pode ser entendido como pagar impostos.Alias, se você pode pagar impostos, não interessa ao Leão o que fassa. Dai vem as famosas políticas populistas que sempre inundaram a pseudodemocracia brasileira. Paramanter os mais pobres com a ignorância que lhes caem tão bem, é necessário mantelos abastecidos com pequenos mimos, estou me referindo por exemplo às tantas bolsas que o governo petista dá, e para isso quem tem que dar o couro, o sangue e a vida para alimenta-los? Sim a classe media. 
No Brasil, cerca 36% do PIB é arrecadado em impostos, dos quais menos de 1% volta a população sob a forma de benefícios reais. A classe media paga boa parte destes impostos e ainda tem pagar a escola particular dos filhos, o plano de saúde, e segurança, pois todos estes serviços Sao providenciados com péssima qualidade pelo Estado. No panorama da Suecia, 60%! do PIB é arrecado sob a forma de encargos, todavia os tranposrtes, a educação, a saude e a qualidade de vida como um todo são referencias mundiais.
Quando pensei neste post de retorno, já que fiquei ausente por algumas semanas, Gostaria de expressar a raiva que tenho por ter de sustentar a classe das elites, e que fique claro que quando falo da elite é aquela política e, emprestando as palavras do nosso hino, deitada eternamente em berço esplendido, e não uma elite que consegui conquistar o sucesso económico através do esforço e do laboro. E também pagar a vida difícil  dos mais pobres, que se tornaram acostumados a receber o peixe e se aquietaram na busca pela vara de pescar. Enquanto é tempo, pois pode haver censura, devemos nos expressar e unirmos contra a porcaria que nos ronda o tempo todo no Brasil.  fique claro também que a eleição de Dilma não nos calou e que apartir do primeiro dia de seu mandato as vozes da indignação que nos fazem escrever este blog ecoarão mais fortemente a cada investida contra o que resta da ética, moral e democracia neste pais. O Brasil toma rumos eestranhos e devemos estar preparados para impedir esta tendência esquerdista e petista a qual toma a cara de um ditador carismático: Lula.   
Rodrigo Guimarães 

Um comentário:

  1. Falou tudo, e até mesmo a classe média não enxerga isso!!!!

    ResponderExcluir