quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reflexão: Como as coisas realmente são?

Muitas vezes as coisas que ocorrem no nosso dia-a-dia, por mais naturais que pareçam, possuem algo que vai um pouco além (ou muito em alguns casos) do que nossos olhos podem ver na ocasião, quando estamos ainda vivendo aquele momento e não temos tempo suficiente para refletir ao certo o motivo, ou as causas.

Vejamos o que esta acontecendo atualmente em nosso querido país. Existe um personagem, uma figura, que é capaz de não só manipular a verdade como ela é, mas também criar expectativas que não existem, ou ainda tornar mentiras em verdades com apenas um discurso público.

Essa capacidade, que por muitos é pouco valorizada, ou ainda, vista com desprezo, possui enorme poder de influencia sobre todo o país, toda a classe média ascendente, os pobres e os extremamente ricos ( e muitos da classe média, digamos clássica). É sabido que tal característica é vista com desprezo por muitos devido a falta de ética, afinal uma pessoa que manipula a verdade a seu favor e a suas instituições e pessoas queridas não é um ato que possamos chamar de ético.

Isso é o que está acontecendo aqui  hoje. Não sei explicar como essa pessoa conseguiu tamanho poder de influencia e capacidade de manipulação, mas sei que isso é grande e que o  que não é verdade não dura para sempre. Lembremos que para história, 8 anos não significa muito tempo.

Voltemos ao principal motivo deste post. Ao contrário do que é dito por muitos da oposição, essa característica é sim arrasadora. Afinal, criar expectativas em seu favor ajuda muito em batalhas e disputas. Ora, se a maior parte das pessoas acreditam naquelas palavras ditas e propagam as mesmas, está ai implantada uma ideia que será compartilhada pela maioria e com o efeito manada tudo acontece como desejado pelo mentor.

É isso que vemos hoje. Temos uma oposição que, apesar de já estar a 8 anos no papel e indo para mais 4, ainda não sabe se portar como oposição e como explorar os pontos fracos do governo a seu favor. Além disso, temos a maior parte da classe média brasileira advinda do poder público, que recebe inúmero aumentos e ainda garantidos pela estabilidade. Isso acaba tornando as pessoas da classe média independente pior remuneradas e ainda mais insatisfeitas com o governo, afinal, só recebe benefícios quem não quer empreender ou gigantes empresas. Além do que, essa base fornece ainda mais poder ao(s) manipulador(es), que dessa forma possuem concomitantemente o apoio popular (votos) e o apoio financeiro ($).

Com essa pequena reflexão podemos concluir que precisamos ao menos tentar mostrar a verdade como ela é e buscarmos usar as falhas do governo contra ele mesmo. E essa tarefa é de extrema dificuldades, ainda mais sem muito capital e apoio.Mas, infelizmente nem sempre a verdade é o que prevalece, e assim segue esse país tão desigual e injusto para com os que possuem espírito empreendedor e querer ir além de uma vida numa estatal, onde nosso espírito é manipulado para ser como eles querem e pensam. Ou seja, quem trabalha nas empresas privadas brasileiras está ai pra se ferrar mesmo e pagar direitos a todos aqueles molengas e sem vontade do setor público. Salvo algumas excessões que eu sei que existem, mas nunca vi.

Cesar Gliazurri

Nenhum comentário:

Postar um comentário